COMO INICIAR UMA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO VEICULAR

Para iniciar uma Associação de Proteção Veicular, os idealizadores precisaram seguir um cronograma específico para tirar a ideia do papel e começar suas atividades dentro da legalidade. É o alicerce de uma grande obra e por isso, para que possa firmar-se como  uma entidade realizadora de benefícios, diversas providências iniciais precisam ser observadas.

Partimos da premissa que o leitor já possui conhecimentos básicos sobre os objetivos e finalidades sociais de uma Associação de Proteção Veicular e por esta razão, estas explicações não serão deduzidas aqui. Existindo dúvidas ou interesse sobre o significado de uma Associação de Mútuo e Proteção Veicular, acesse o artigo onde abordamos o tema com maior profundidade.

Providências iniciais para elaboração de uma Associação de Proteção Veicular.

1 -Antes de tudo, é importante para a completa execução de todas as providências preliminares a criação de uma agenda, contendo a relação de tarefas a serem executadas e os compromissos necessários para que ocorra sua conclusão. 

Existem inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas para essa finalidade, ou até mesmo através de anotações feitas à mão. Sugerimos o Trello como alternativa, mas existem várias que cumprem a mesma finalidade.

2 – As seguintes etapas deverão ser cumpridas. Falaremos sobre cada uma delas com maior profundidade e de acordo com sua necessidade de informações adicionais. 

  • Contratação de Advogado ou contador especializado.
  • Elaboração da Ata contendo a manifestação de vontade. Mínimo 2 pessoas.
  • Sugestão do nome da Associação e Elaboração do Projeto de Estatuto.
  • Realização de Assembleia para aprovação do Estatuto Social.
  • Registro do Estatuto no Cartório de Títulos e documentos.
  • Inscrição nos órgãos públicos (Municipal, Estadual e Federal) obtendo a partir daí os números de CNPJ e demais cadastros.
  • Elaboração do site da Associação.
  • Elaboração do Regimento da Associação.
  • Elaboração do Termo de Adesão dos novos associados.
  • Elaboração do Manual de Conduta ética e boas práticas
  • Firmar convênio com fabricante de rastreadores.
  • Criação da Marca da Associação e Regulamento de uso de Marca Coletiva.
  • Elaboração de Plano de Divulgação e Captação de Novos Associados.
  • Nomeação e treinamento de colaboradores para os principais departamentos:
    • Presidência
    • Financeiro e Administrativo
    • Departamento Comercial
    • Operacional (vistoria, instalação de rastreadores Etc.)
    • Atendimento telefônico e suporte aos associados
    • Analista de Sinistros.

Essas tarefas apontam, de forma sintética, as etapas a serem percorridas até que a Associação esteja em pleno funcionamento, mas não esgotam a necessidade de observação a outras obrigações e providências preliminares, variando, portanto, do capital a ser dispendido no início da atividade, a área de cobertura e os serviços que serão colocados à disposição dos associados. Há associações que oferecem serviço de assitência 24 horas, carro reserva, serviço de traslado, hoteis e até atendimento médico para o associado.

Vamos abordar, nos próximos conteúdos, informações adicionais à despeito de cada uma das etapas a serem percorridas, as razões pela qual se mostram necessárias e as possíveis variações a que podem estar sujeitas.

Para se manter informado sobre as novas atualizações ou esteja em fase de constituição de uma Associação de Proteção Veicular, não exite em nos contatar pelo formulário abaixo.

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